Programa “Anos Incríveis” no CHCB

“Anos Incríveis” é o nome do programa de intervenção psicoeducativa que o Centro Hospitalar Cova da Beira inicia em Setembro. É destinado a pais e educadores de crianças dos 5 aos 12 anos de idade, que já são acompanhados na consulta de pedopsiquiatria e que apresentam problemas de comportamento, irrequietude, impulsividade ou dificuldades com as rotinas e as regras. Um programa que está implementado em mais de 20 países e é uma intervenção cientificamente validada, com 30 anos de investigação.

O Centro Hospitalar Cova da Beira optou pela adoção deste programa, avança a nota de imprensa enviada à nossa redação, uma vez que é “conhecedor das dificuldades sentidas pelas famílias na educação dos filhos, no contexto dos tempos modernos, nomeadamente no estabelecimento de rotinas e regras, no controlo do comportamento e dos impulsos e no desenvolvimento de competências sociais e auto-regulação das crianças”. Com “Anos Incríveis” pretende-se “dar uma resposta conjunta e coordenada, a pais e filhos, em tempo útil”.


O programa terá lugar todas as semanas, das 17:30h às 19:30h, durante 15 semanas num total de 3 meses e meio, nas instalações do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e será dinamizado por duas profissionais de saúde com formação credenciada na área.