Festival da Cherovia supera todas as expectativas

Para a organização, a 10ª edição do Festival da Cherovia superou todas as expectativas. Mais ruas, mais expositores, mais decoração, mais palcos, mais receitas de cherovia, mais animação e mais espetadores fizeram desta edição 10 um êxito. Os números oficiais do festival são a prova deste crescimento: 75 expositores, mais de 40.000 visitantes, consumiram-se cerca de 3 toneladas de cherovia e 375 novas receitas com a famosa raiz. Ao longo dos 4 dias atuaram nos diversos palcos mais de 620 artistas.

O maior destaque foi para os concursos gastronómicos com duas categorias, sendo que na categoria profissional o 1º prémio foi para o Fidalgo de Cherovia, da Padaria da Ramalha, e na categoria amadora em 1º lugar ficou a tarte serrana de cherovia, em 2º as gargantas de freira de cherovia e em 3º a torta de cherovia. No que toca à decoração, o primeiro lugar foi partilhado pelos expositores Doces Dona Antónia e Ana Lobo.


“A sua deslocalização há quatro anos para a zona histórica é uma aposta mais do que ganha”, afirma a organização, “não só pela história em si e os monumentos aí localizados, mas também o circuito de arte urbana, os edifícios e os recantos que surpreendem os visitantes”. Ao mesmo tempo está a tornar-se um ponto de encontro dos covilhanenses que estão fora, e que fazem questão de vir à Covilhã neste fim-de-semana.

Entretanto foi já anunciada a data da próxima edição, que terá lugar de 20 a 23 de Setembro do próximo ano.