Adolfo Mesquita Nunes apresenta o compromisso eleitoral à CMC

Adolfo Mesquita Nunes, o CDS apresentou esta sexta-feira os compromissos eleitorais para os próximos 4 anos, estão disponíveis no site da Nova energia. O timing escolhido para a sua apresentação, esclareceu o candidato, foi o início “do porta a porta” da sua candidatura, que agora irá debater cada um dos pontos com a população.

Para um concelho líder na economia, com atratividade para a população e empresas, com uma política cultural e desportiva forte em 2021 o CDS apresentam 210 compromissos eleitorais, distribuídos por 21 eixos prioritários.


Em conferência de imprensa esta sexta-feira ao final da manha, Adolfo Mesquita Nunes apresentou aos jornalistas o que são os seus compromissos para com as pessoas e não o betão, sem despesismos, sensatos e concretos.

Para a Nova Energia são medidas para combater o principal problema do concelho, a desertificação. A justificação, de acordo com o cadidato, “é que a perder população a este ritmo a Covilhã desaparece em 40 anos”. O CDS traça 4 linhas fundamentais para atingir esse objectivo – captar e manter investimentos e emprego; criar oportunidades para todas as gerações; tornar o concelho atrativo para o turismo, florestas e ambiente; e assumir o concelho como um polo cultural e desportivo no interior do país. “São as linhas a trabalhar para se chegar a 2021 com um concelho competitivo”, afirma Adolfo Mesquita Nunes.

Quanto a medidas concretas, um dos destaques vai para a criação da Covilhã Invest que terá como objectivo a captação e apoio ao investimento. Ainda nesta linha o CDS irá criar o que denomina de programa investimento urgente com objectivo de agilizar processos desta índole. Será ainda criado o Covilhã Empreende, em articulação com a UBI para captar jovens empreendedores.

Covilhã 365 é outra das medidas apresentadas. Trata-se da criação de um evento por dia, para dinamizar em simultâneo a cultura e o turismo.

De resto o candidato do CDS voltou a referir que nesta matéria é fundamental a criação da figura do programador cultural nos quadros da autarquia.

O estacionamento no centro da cidade também não é esquecido, Adolfo Mesquita Nunes promete “a criação de vários locais de estacionamento gratuito”.

Bolsas sociais para creches, oficinas sociais em parceria com as IPSS  – Instituações Particulares de Solidariedade Social – do concelho, reorganizar os serviços do urbanismo para agilizar processos, arborização alargada das ruas da cidade e a criação de parques e hortas escolares nas freguesias são outras medidas direcionadas às pessoas que o candidato da Nova Energia apresentou esta sexta-feira de manhã.

No total são 210 compromissos eleitorais, distribuídos por 21 eixos prioritários, Adolfo Mesquita Nunes, acrescenta que estas são as promessas que pode cumprir, ir mais além só quando conhecer a real situação financeira do município.