UBI recebe o Ciclo de debates “Decidir sobre o Final da Vida”

A UBI vai recebe o Ciclo de debates “Decidir sobre o Final da Vida”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e vai ter lugar no Anfiteatro na Faculdade de Engenharia a doze de setembro a partir das dezassete horas e trinta minutos.

Um debate que para a organização tem muito de atual uma vez que são variadas as ações destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido e que colocam estes temas em discussão pública.


Os promotores do evento pretendem analisar com abertura e independência as escolhas que se colocam em final de vida: declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde (incluindo os cuidados paliativos), futilidade terapêutica, eutanásia e suicídio assistido.

Para a sessão na UBI estão convidados o padre Luciano Costa (Diocese da Guarda), o xeique David Munir (imã da Mesquita de Lisboa), o advogado Fernando Soares Loja (especialista em Direito Eclesiástico e da Liberdade Religiosa), Issac Assor (elemento da Comunidade Israelita) e o docente e investigador da área da Filosofia, Paulo Borges. A moderação do debate é da responsabilidade de José Vera Jardim, advogado e político que foi Ministro da Justiça no Governo socialista liderado por António Guterres.