Banda da Covilhã em festa no dia 2 de Dezembro

A Banda da Covilhã comemora os 73 anos da sua reorganização e 147 da Fundação no próximo dia 2 de Dezembro. Vai assinalar a data com concertos, homenagens e entrada de novos músicos.

As comemorações começam no dia 1 de Dezembro em Lisboa, com a participação da banda no 6º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, num total de 33 na Avenida da Liberdade durante a tarde. No sábado, dia 2 de Dezembro, terá lugar o Concerto de Gala de aniversário pelas 21:30 na Igreja de S. Francisco, no Jardim Público da cidade. As comemorações terminam no domingo, dia 3 de Dezembro, com uma eucaristia de ação de graças na Igreja de S. Francisco pelas 10:00 horas e animada pelo coro e ensamble de sopros da banda, seguindo-se a tradicional romagem ao cemitério e o içar da bandeira pelas 12:00 horas na sede. Haverá ainda lugar à inauguração de fotos da história da banda, com destaque para o coro infantil e rancho folclórico que existiram na banda nos anos 80 do século passado. Segue-se o almoço de confraternização e o batismo dos 10 novos músicos.


A Banda da Covilhã tem a funcionar a sua academia de música, que este ano conta com 100 alunos. A aposta na formação é um dos pilares bases na construção do projeto pedagógico e musical, e que nos últimos anos tem contribuído fortemente para a descoberta de talentos nos sopros e percussão.

O reequipamento instrumental continua na ordem do dia, uma vez que são necessários 20.000,00€ para a sua renovação.