O tradicional concurso “Pontes de Esparguete” realiza-se a 7 de Dezembro na UBI

O Concurso “Humberto Santos” de pontes de esparguete é uma organização do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI e voltará a realiza-se a 7 de dezembro na UBI. Vai já na 17.ª edição e tem participação aberta a todos os estudantes.

A competição deste ano vai decorrer na tarde de quinta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 15:00 horas, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia. Trata-se de um dos eventos que mais mobiliza as capacidades científicas e criativas dos participantes que aceitam o desafio de construir uma ponte em esparguete, que será testada pela estética e resistência.


O concurso faz também parte da competição “torres de esparguete”, que vai premiar a construção mais alta e estável, feita por uma equipa de três alunos, em duas horas. Para as pontes, as categorias da competição são “Estética”, na qual serão aceites pontes que cumpram o regulamento e sejam arquitetonicamente agradáveis, e “Resistência”, em que será testada a capacidade de suportar a maior carga possível. O desafio deste ano será alcançar o recorde do concurso que está nos 167kg alcançados em 2013, por Marco Canário de Oliveira.

Podem inscrever-se estudantes da UBI e de fora da instituição, até às 12:00 horas do dia de realização do evento.