eCO2blocks finalista do prémio Manuel António da Mota

Um projeto em desenvolvimento no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) é o único de uma universidade entre os finalistas do prémio Manuel António da Mota.

Trata-se do projeto eCO2blocks, uma ideia apresentada pelo docente do DECA, João Castro Gomes, e pelo estudante de doutoramento em Engenharia Civil da UBI, Pedro Humbert, é a única proveniente de uma instituição de Ensino Superior na lista dos 10 finalistas.


Nesta 9.ª edição, o Prémio Manuel António da Mota irá distinguir as instituições que contribuam com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em nota publicada no seu site a UBI escreve que “A seleção do eCO2blocks como uma das 10 melhores de todo o país, põe em evidência a qualidade do trabalho de investigação que é realizado no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, no âmbito da procura de soluções amigas do ambiente”.

O projeto já venceu este ano a final portuguesa da competição ClimateLaunchpad e propõe a utilização de ligantes e produtos de construção, compostos essencialmente por subprodutos ou resíduos industriais (por exemplo, escórias da Siderurgia Nacional), que endurecem, apenas, com absorção de dióxido de carbono. O principal objetivo passa por demonstrar que esta tecnologia pode ser aplicada numa indústria tradicional de produção de pré-fabricados, com a realização de diferentes protótipos.

O seu fabrico tem vantagens como não ser necessário utilizar água potável, como acontece na obtenção de produtos de construção equivalentes produzidos com cimento Portland, e as mais-valias de terem um período de endurecimento 10 vezes inferior, resistência mecânica e ao fogo superior a produtos tradicionais.

O anúncio da candidatura vencedora terá lugar numa cerimónia a realizar no dia 25 de novembro, a partir das 14h30, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.