Jornadas Europeias do Património terão lugar no próximo fim-de-semana

De 28 a 30 de setembro, subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, terão lugar as Jornadas Europeias do Património no Museu de Lanifícios da UBI.

O tema escolhido tem por objetivo transmitir aos cidadãos a noção de que “reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração”.


Para além das atividades específicas, como wokshops, palestras e mesas redondas, destaca-se ainda as entradas gratuitas no Museu de Lanifícios ao longo destes três dias e os percursos orientados por guias aos dois núcleos, Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga, em português e em inglês, no dia 30 de setembro (domingo) às 10h00 e 15h00, tendo como local de encontro o Núcleo da Real Fábrica de Panos.

No dia 28 de setembro terá lugar durante a tarde uma Oficina Pedagógica denominada “Tecidos à Lupa”, destinada às crianças a partir dos dez anos, em contexto escolar, e ao público sénior, esta atividade pedagógica surge no contexto da exposição “Debuxos tipo Jacquard: arte e técnica”. Os participantes nesta oficina, guiados por Jorge Trindade, experiente debuxador da indústria de lanifícios, vão explorar os tecidos ao detalhe. Como espiões, vão cortar amostras, observar à lupa, desfiar tecidos e copiar padrões.

A 29 de setembro terá lugar a Tarde de Memória no auditório da Real Fábrica Veiga entre as 16h00 e as 18h30. Um momento de conversa com Elisa Calado Pinheiro, Investigadora em arqueologia e património industrial; Jorge Manuel Trindade, Debuxador de 1960 a 2005; Bruno Horta, Designer, Borgstena Textile Portugal e João Carvalho, Empresário têxtil, FITECOM. A moderação estará a cargo de Rui Miguel, professor da Universidade da Beira Interior.