Ciências Sociais e Economia da UBI entre as melhores do mundo segundo o Times Higher Education (THE)

O trabalho da Universidade da Beira Interior (UBI) nas áreas de Ciências Sociais e Economia é reconhecido na edição de 2019 em dois rankings setoriais do Times Higher Education (THE), divulgados esta terça-feira. Entre as escolas de Gestão e Economia, a UBI encontra-se entre as 400 melhores do mundo (está listada no patamar 301-400) surgindo em terceiro lugar a nível nacional. No de Ciências Sociais está no patamar 501-600.

O ranking analisou 1.258 instituições de Ensino Superior de todo o mundo e a UBI deu provas de qualidade nos indicadores das cinco principais categorias: Ensino, Investigação, Citações, Transferência de Conhecimento e Internacionalização.


Abrangidas por esta classificação, no âmbito de “Empresas e Economia”, estão as subáreas de “Empresas e Gestão”, “Contabilidade e Finanças” e “Economia e Econometria”, enquanto em “Ciências Sociais” se incluem “Comunicação e Estudos de Meios de Comunicação”, “Política e Estudos Internacionais”, “Sociologia” e “Geografia”.

Em destaque neste ranking estão as faculdades de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e de Artes e Letras (FAL), onde se situam os departamentos em que se investiga e ensina sobre os temas incluídos nestes rankings: Gestão e Economia e Sociologia, na FCSH e Comunicação e Artes, na FAL.

Citada no site da UBI Helena Alves Presidente da FCSH salienta que “o posicionamento alcançado neste ranking traduz o reconhecimento merecido do trabalho que se tem vindo a desenvolver na faculdade”, mesmo perante “as condicionantes financeiras publicamente conhecidas e discutidas, e do esforço que isso implica para os docentes e investigadores”.

Para o presidente da FAL, José Rosa este posicionamento “é um sinal evidente de que o estudo, a investigação séria, honesta, porfiada, e seus resultados publicados, acabam por produzir efeitos e ser reconhecidos fora de portas”.

Por: Gina Almeida