Covilhã acolhe Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas com o CAM na agenda

A Mutualista Covilhanense acolhe no dia 25 de outubro, entre as 9h30 e as 13h00, o VII Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, promovido pela União das Mutualidades Portuguesas.

Segundo a organização “é um dos eventos mais importantes do calendário mutualista português e contará, por isso, com a presença de um membro do Governo (a anunciar) e dos dirigentes das Mutualidades Portuguesas, para além dos oradores convidados”.


O Código das Associações Mutualistas, que entrou em vigor no dia 2 de setembro, é o assunto da ordem do dia no Movimento Mutualista, será o tema central deste Encontro Nacional.

“Pelo seu caráter estruturante e pelas implicações que reserva para o futuro do Mutualismo, importa informar, esclarecer, discutir e perspetivar caminhos de desenvolvimento e de afirmação deste setor da economia social, que representa mais de dois milhões e meio de beneficiários”, afirma o presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva.

O diploma que entrou em vigor há pouco mais de um mês prevê, entre outras alterações, a introdução de novos requisitos de elegibilidade dos titulares dos órgãos associativos e novidades quanto às regras para a concretização da autonomia financeira e orçamental das modalidades associativas e demais atividades, a garantia do seu equilíbrio técnico e financeiro e a aplicação de valores e gestão de ativos.

“É um privilégio para a Mutualista Covilhanense e para a Covilhã acolher este grande evento de cariz nacional, que trará à cidade dirigentes de associações mutualistas dos quatro pontos do país para debater o presente e o futuro do movimento mutualista português, assim como várias personalidades”, afirma o Presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.

Por: Gina Almeida