Fundação Calouste Gulbenkian apoia projeto da Beira Serra e Quarta Parede

No âmbito do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian, a Beira Serra, em parceria com a Quarta Parede, têm aprovado para financiamento o projeto “VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade/ Projeto Artístico-Social”.

Este projeto conta com parceiros como a Universidade da Beira Interior, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres e os Municípios da Covilhã, Fundão e Belmonte. O projeto é dirigido a mulheres sós, com filhos a cargo, em situação de vulnerabilidade socioeconómica e pretende, para além da sua valorização pessoal e coletiva, a sua implicação na mudança social.


Em nota de imprensa, a Beira Serra explica que o seu desenvolvimento será “baseado numa metodologia que cruza o social, o artístico e a pesquisa científica e permitirá debater ao nível local os constrangimentos, obstáculos e estigmas com que se confrontam as famílias monoparentais femininas e alertar para a necessidade de intervir de forma integrada e complementar”.

Com um orçamento total de cerca de 67 mil euros, dos quais cerca de 46 mil e 200 serão financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, o “VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade/Projeto Artístico-Social” decorrerá durante os próximos dois anos, com inicio em janeiro de 2019, nos três municípios da Cova da Beira. No primeiro ano serão desenvolvidos os Laboratórios de Pesquisa Social e Artística que estarão na base de um Espetáculo de Teatro-Documental com interpretação e participação dos integrantes do projeto, que será apresentado em 2020.

O PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social apoia os melhores e mais inovadores projetos de integração social pela prática artística, seja nas áreas das artes visuais, performativas ou audiovisuais. Nesta 3ª edição PARTIS, das mais de 130 candidaturas, foram aprovados 15 projetos, entre eles o Veleda, o único apoiado no interior do país.