Centenário dos Caminheiros e Companheiros do CNE começa em Manteigas

A vila de Manteigas é o ponto de partida para as comemorações do centenário dos Caminheiros e Companheiros do Corpo Nacional de Escutas. A iniciativa parte dia 27 de janeiro de Manteigas e chega a 14 de agosto a São Jacinto, em Aveiro. Percorre cerca de 2.000 km em 27 fins-de-semana contínuos.

Estes jovens, com idades entre os 18 e os 22 anos, vão fazer um raide, denominado RaYde100, percorrendo todo o perímetro nacional, em que esperam a participação dos cerca de 1150 agrupamentos de escuteiros de todo o país.


Para além da caminhada os cerca de 73.000 escuteiros são “convidados a deixar a marca neste centenário”, realizando um “RaYdebook com todos os trajetos assinalados, documentados e enriquecidos”, e a colaborarem com a aplicação “Albergue dos Sonhos”, construindo uma base de dados para que os próximos Caminheiros e Companheiros, “possam aqui encontrar ideias e ideais para as suas missões e, sobretudo, para a sua relação privilegiada com as comunidades”, refere a organização.

O RaYde100 terá duas expressões diferentes, uma a norte e outra a sul, que se encontrarão em Aveiro a 14 de agosto, em pleno Acampamento Nacional de Caminheiros e Companheiros, o Rover100, com o qual se encerram as comemorações deste centenário.