Cortes do Meio: Acesso às Penhas e Rota da Broa são prioridades

O asfaltamento da ligação às Penhas da Saúde é uma das grandes ambições do presidente da Junta de freguesia de Cortes do Meio, que este domingo celebrou 160 anos. Jorge Viegas coloca também no topo das prioridades a criação da Rota da Broa, cujo projeto “está em vias de aprovação”, referiu.

Quanto ao asfaltamento da ligação às Penhas da Saúde, permitirá reduzir “em mais de 20 minutos a ligação à anexa”, salienta o presidente. Adianta ainda que “há a esperança” de que a criação da Rota de Miradouros que o município está a promover “e que contempla também as acessibilidades”, possa levar “ao asfaltamento de pelo menos 2km da via, até ao Miradouro do Alto dos Livros”.


A Junta tem em mãos a criação da Rota da Broa, que permitirá a “requalificação do forno comunitário e de dois moinhos” e que possibilitará manter “um dos produtos icónicos da freguesia, a broa de milho”, explica Jorge Viegas. O projeto tem o valor global de 163 mil euros, comparticipado em 50% por fundos comunitários e está na “iminência de ser aprovado” avança o presidente, garantindo que no que respeita a verbas “com engenharia financeira a junta conseguirá fazer face ao investimento”.

Nas comemorações dos 160 anos a Câmara da Covilhã anunciou que o alargamento do cemitério “vai avançar este ano”, afirmou no discurso Serra dos Reis, vereador com o pelouro na autarquia. Uma ampliação que segundo o presidente da Junta é “urgente”.