São conhecidos os vencedores do 1º Health Cup do UbiMedical

NeuroSoV e o MountainCare são as vencedoras da primeira edição do Health Cup, programa promovido pelo UbiMedical com o objetivo de apoiar duas startups por ano. A primeira vai trabalhar na área da terapêutica da doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, e a segunda irá centrar-se no campo da saúde mental.

O NeuroSoV, desenvolvido pela investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde Ana Clara Cristovão, consiste em modelos de avaliação pré-clínica da neurotocixidade e eficácia in vitro e in vivo para a triagem de moléculas com potencial terapêutico para a doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.


O MountainCare consiste numa plataforma que emprega algoritmos de inteligência artificial e machine learning para analisar os dados das redes sociais e estabelecer um perfil da saúde mental dos utilizadores. A plataforma também permite aos utilizadores incluírem mais informação, nomeadamente sinais vitais de smartbands de modo a complementar as análises. A equipa MountainCare é constituída por três estudantes da Universidade da Beira Interior, de Engenharia Informática, Vasco Lopes e José Manteigueiro, e Mestrado Integrado em Medicina, Valéria Garcia.

Ao saírem vencedoras do “Health Cup – Capital Semente” as duas startups vão agora beneficiar de acompanhamento dos projetos empreendedores, sessões de mentoria/coaching, apoio na elaboração do plano de negócios, apoio na elaboração de candidaturas a financiamento, consultoria em propriedade intelectual, acesso a redes de empreendedores, investidores e facilitadores, apoio na procura de parcerias e colaborações com outras empresas e entidades (potenciais clientes, parceiros e fornecedores) e apoio na angariação de fundos (business angels, capital de risco, plataformas de investimento, banca).

Aos dois melhores projetos na área da saúde e ciências da vida foi atribuído capital semente no valor de 5.000 euros e 1 ano grátis de incubação na incubadora UBImedical.