Criminalidade “virtual” é crime “real”

Comemora-se hoje, dia 5 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura cujo slogan é “Together for a better internet”. A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou a Operação “Internet Mais Segura”, através da realização de ações de sensibilização junto das escolas do 1º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sobre precauções para uma utilização segura da internet, que começou no dia 28 de janeiro termina precisamente hoje, dia 05 de fevereiro.

Além das ações de sensibilização para os mais jovens, a PSP tem executado um verdadeiro “policiamento da internet”, acompanhando, prevenindo e investigando vários tipos de criminalidade que se desenvolvem através da rede web – onde se destacam as burlas online: compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc.


Paralelamente, nas plataformas digitais, a PSP tem lançado várias campanhas de informação/sensibilização, no sentido de alertar para fenómenos que ocorrem nas redes sociais e podem perigar os jovens, com consequências offline. O grande desafio “é alertar e prevenir, fazendo ver que cada vez há menos separação entre o mundo offline e o mundo online: são, cada vez mais, um e o mesmo”, explica a PSP.

A PSP alerta neste dia que “não se tratando de um fenómeno recente, o recurso às novas tecnologias tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança, em função das ameaças que comportam e das vulnerabilidades que encontram no seu público-alvo – os jovens”. A polícia acrescenta que “a criminalidade virtual”, sobretudo quando associada às redes sociais, ainda que possa divergir da vertente física da provocação, ameaça, intimidação e vitimização entre jovens, ou entre jovens e adultos, “não é menos real por isso”.