Combate ao insucesso escolar de crianças ciganas no Tortosendo

A Coolabora em conjunto com o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e a Câmara Municipal da Covilhã, vão dinamizar o projeto “Presente para o Futuro”. O objetivo é reduzir o insucesso e o abandono escolar das crianças ciganas, “através de um plano integrado e inovador de intervenção simultânea junto da comunidade cigana e da comunidade educativa do Tortosendo”, explica a Coolabora em nota de imprensa.

No seu desenvolvimento será criado “um conjunto de atividades de enriquecimento curricular complementares às já desenvolvidas pelas escolas”, adianta a cooperativa, frisando que será “concebido e testado em conjunto com docentes e alunos/as do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto”.


No próximo dia 2 de maio vai ser apresentado publicamente numa sessão, que contará com a presença da vereadora com o pelouro da educação, na Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, entidade promotora e de Maria José Casa-Nova, investigadora e coordenadora do Observatório Nacional das Comunidades Ciganas. A sessão terá lugar no auditório da escola EB2/3 do Tortosendo com início marcado para as 17:00.