“Rede ciclável da Covilhã deve estar pronta até ao verão”

Estão a decorrer as obras no âmbito da ciclovia a implementar pelo município da Covilhã e Vítor Pereira, presidente da Câmara, garante que até ao verão estarão concluídas.

Esta intervenção inclui, entre outras, a reestruturação da rotunda do Operário, localizada no cruzamento da Alameda Europa com a rua Dr. Manuel Castro Martins e a Avenida da ANIL. Este corredor ciclável prolonga-se nos dois sentidos, na Alameda Europa e na Avenida Infante D. Henrique. Nas restantes vias da cidade, a ciclovia “assume a forma de canal partilhado com os veículos automóveis”, em vias de dois sentidos ou vias de sentido único, “onde será colocada sinalização horizontal”, adiantou Vítor Pereira, garantindo “até ao verão todas as intervenções estarão concluídas”.


A reformulação da rotunda do Operário consiste na redução do seu diâmetro, de forma a permitir a criação, na sua envolvente exterior, de um corredor ciclável unidirecional, com 1.40m de largura, mantendo-se as duas faixas de rodagem, destinadas ao trânsito automóvel.

Em nota de imprensa o município salienta que “o recurso a bicicletas elétricas de uso partilhado será possível vencer, com menor esforço os desníveis existentes, contribuindo ainda para a promoção de modos de transporte mais sustentáveis e uma benéfica alteração dos hábitos, ainda muito assentes na utilização do automóvel”.