Resiestrela investe mais de um milhão de euros

A Resiestrela – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A. concretizou um investimento de mais de um milhão de euros, na implementação de um novo Parque de Maturação de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB).

Com o investimento “pretende-se a redução da deposição de Resíduos Urbanos Biodegradáveis em aterro, através do aumento da capacidade de Tratamento Mecânico e Biológico existente, de forma a cumprir as metas estabelecidas pelo PERSU 2020”, esclarece a empresa em comunicado.


Com a construção de um parque de tratamento biológico (maturação) coberto, que permitiu a ampliação da área de maturação existente, no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Fundão, bem como a aquisição de equipamento volteador de pilhas de material orgânico, “será garantido o tratamento adicional de 10 mil toneladas de RUB, com vista à obtenção de um composto orgânico de qualidade e em cumprimento da legislação inerente às matérias fertilizantes”.

Com este investimento, a Resiestrela irá “promover a valorização da totalidade dos RUB rececionados, evitando que parte da matéria orgânica presente nestes resíduos, tenha como destino o aterro sanitário”, frisa a empresa. O projeto encontra-se integrado numa candidatura aprovada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, financiada em 85%.