Dia Mundial do Ambiente motiva ação cívica de recolha de lixo

Os Guardiões da Serra da Estrela, o MedUBI, Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, o MAPA, Movimento Académico de Proteção Ambiental e a Associação Geopark Estrela estão a organizar uma ação coletiva contra o lixo, para assinalar Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho.

O grande objetivo da iniciativa conjunta é “consciencializar a comunidade para o crescente problema que constituem os resíduos, resultantes da sociedade de consumo e o seu grave impacto nos ecossistemas”, explicam em nota de imprensa, salientando a “poluição por plástico dos cursos de água”.


Ao longo do dia, irão desenvolver 3 ações de intervenção ambiental, que terão lugar em diferentes horários, em que esperam “envolver toda a comunidade”.

O dia tem início previsto para as 9:30, na Torre, para recolha de lixo naquele local. Para as 14:30 está prevista a limpeza da Ribeira da Goldra, seguida de uma “Caminhada Pelo Planeta”, cerca das 15:30, que ligará a Covilhã à Boidobra.

Na nota enviada à Rádio Covilhã a organização frisa que “desta iniciativa vai resultar um “relatório” coletivo da situação de cada local antes e depois da intervenção”. O documento será composto por fotografias dos resíduos recolhidos e com propostas para combater o problema da poluição, em cada um dos locais.