Docente da UBI escolhido para programa intensivo nos EUA

A Fulbright e o Departamento de Estado dos EUA selecionaram o docente da UBI, Samuel Paiva Pires para participar no programa intensivo SUSI, anunciou a UBI.

O docente do departamento de sociologia da UBI, terá participação nas áreas de estudos em Ciência Política e Relações Internacionais e do Mestrado em Relações Internacionais, do programa que contempla várias áreas sectoriais e que todos os anos seleciona cerca de 100 académicos, de entre centenas de candidatos de todo o mundo, para cursos intensivos de seis semanas que compreendem dezenas de conferências e seminários.


O também Diretor de Curso do 2.º Ciclo/Mestrado em Relações Internacionais da UBI apresentou a sua candidatura à área de U.S. Foreign Policy e acabou por ser selecionado para integrar o grupo de 18 académicos que participará no programa em 2019. Este decorrerá entre 13 de junho e 26 de julho, na Universidade de Delaware, estando também previstas visitas a outras cidades e instituições académicas, governamentais e não-governamentais.

Este programa tem como principal objetivo conferir aos seus participantes conhecimentos que permitam melhorar a qualidade do seu ensino e investigação sobre os EUA e, especificamente, sobre a política externa do país.

Citado na nota de imprensa da UBI, Samuel de Paiva Pires considera que “esta será uma oportunidade única para aprender sobre o processo decisório dos EUA, em matéria de política externa e as suas perspetivas para o futuro da ordem internacional com dezenas de especialistas em temas como a grande estratégia do país, as suas relações com vários países e regiões, terrorismo, cibersegurança, migrações, comércio internacional, entre outros”.