Alunos de aeronáutica da UBI vencem concurso internacional

A CheroAvias UBIanas, equipa composta por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica da UBI venceu o concurso internacional “Sloshing Rocket Workshop”. Uma competição organizada pela EUROAVIA e Airbus para estudantes que reuniu 232 alunos de universidades europeias.

A equipa da Universidade da Beira Interior, composta por Pedro Gouveia (team leader), Sérgio Brito, Guilherme Quaresma, Gonçalo Silva e Adriana Pinto foi a melhor entre as cerca de 50 a projetar, construir e pilotar um foguete reutilizável de baixo custo, que incorporava um depósito de água.

A avaliação teve em conta aspetos como o design do projeto, enquanto forma de maximizar o alcance, o tempo de voo e a capacidade de carga útil.

A competição desenvolveu-se em duas fases: a primeira, online, apurou as cinco melhores para o workshop de uma semana, que decorreu na Universidade de Patras (Grécia), na primeira semana de julho. Foi durante este período que a CheroAvias UBIanas construiu fisicamente o projeto para competir na demonstração no final.