UBI com duas equipas na Eco Maratona Shell

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai estar representada por duas equipas na Eco Maratona Shell a Aero@UBI e a UBICAR. A Aero@UBI, equipa do Departamento de Ciências Aeroespaciais, desenvolveu de raiz um protótipo repleto de inovações para defender a melhor classificação de sempre, obtida em 2018. A equipa vai representar a Universidade da Beira Interior (UBI), na categoria “Protótipos” (classe dos elétricos a bateria) da Eco Maratona Shell.

A UBICAR maioritariamente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, vai competir na categoria Urban Concept (com motores de combustão interna a gasolina).


Desenvolvido com a coordenação do presidente do DCA, Miguel Silvestre, o protótipo foi integralmente construído na UBI e vai defender em pista o melhor resultado de sempre da Aero@UBI, o 6.º lugar de 2018, alcançado graças aos 519 km percorridos com um consumo de apenas 1 kWh de energia.

As grandes inovações este ano são uma nova carroçaria, que incorpora alterações na aerodinâmica, estrutura, acessos, compartimentos e janelas termoformadas.

O protótipo Aero@UBI vai correr com o número 306, devido ao resultado do último ano, que permitiu à equipa entrar no quadro de honra. Desta forma, conquistou o acesso direto à competição, não tendo, assim, que passar pelas três fases de seleção.

A equipa é constituída por 20 alunos, dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica e dois alunos de Doutoramento em Engenharia Aeronáutica.

Além da Aero@UBI, a UBI está representada pela equipa UBICAR, que com o UBIAN pretende chegar aos lugares cimeiros da competição na categoria Urban Concept, propondo-se percorrer 500 km com 1 litro de combustível.

A Shell Eco-Marathon é um dos principais eventos dedicados à eficiência energética do mundo, tendo registado em 2018 a participação de 200 equipas, de 29 nacionalidades, compostas por 3.000 estudantes. A prova decorre em Londres, entre os dias 2 e 5 de julho.