Biblioteca assinala 500 anos da circum-navegação

A Biblioteca Municipal da Covilhã vai assinalar os 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães com diversos eventos ao longo de 3 anos, a mesma duração da viagem do navegador português, sob o mote “Navegar com os Irmãos Faleiro”.

A vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, referiu que “este programa quer assinalar a presença de covilhanenses nessa aventura”.

O professor e coordenador do programa, Santos Pereira, deixou um apelo a que se acrescente “da Covilhã” ao nome de Ruy Faleiro, o idêntico que se utiliza com o Pêro. Santos Pereira mostrou-se bastante satisfeito por no século XIX ainda ter encontrado Faleiros na Covilhã, neste caso uma Faleira, devido à transformação do nome para o feminino.

Elisa Pinheiro, responsável pela curadoria científica da exposição bibliográfica, ressalvou que isto só foi possível face ao esforço da biblioteca em manter os manuscritos aquando a criação do novo modelo de bibliotecas.

As comemorações começaram com a exposição bibliográfica “Navegar com os Irmãos Faleiro”, presente na Biblioteca Municipal até ao dia 30 de novembro e prolongam-se até ao dia 11 de setembro de 2022, data em que, na Praça do Município, se realiza a feira “Especiarias do Oriente”.