De 4 a 6 de outubro, a freguesia das Cortes do Meio, recebe a quarta edição de “Pastores”, organizado pela Filarmónica Recreativa Cortense. O certame pretende “privilegiar os usos e costumes da freguesia, sobretudo a pastorícia”, salienta o presidente da direção da Filarmónica, Alexandre Barata.
A edição deste ano contará com mais de duas dezenas de abrigos de comes e bebes, artesanato, 15 grupos de animação de rua, exposição de cães de serra com um criador da região, no sábado às 23h59 realiza-se o “maior desfile de chocalhos”. No domingo, dia 6, dia de eleições Legislativas, realizar-se-á uma caminhada pela Rota da Broa.
O presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas, afirma que o evento “permite receber alguns milhares de visitantes”, o que “é uma oportunidade para a freguesia se mostrar, naquilo que é o seu património edificado e natural”, acrescentando que “são estas iniciativas que acrescentam valor e trazem gente ao meio rural”.
Para a vereadora com o pelouro da cultura, Regina Gouveia, “esta iniciativa é fundamental para assegurar a continuidade cultural”, uma vez que “não se pode manter os valores, usos e costumes se não colocarmos nestas iniciativas pessoas de diferentes faixas etárias, quer como protagonistas, quer como público”, salienta.
Para o vereador José Armando Serra dos Reis, com o pelouro da agricultura e do desenvolvimento rural, “este evento integra-se no que chamamos de valorização das aldeias de montanha, que tem como intuito retomar muitas tradições, usos e costumes que tem valor cultural, artístico, gastronómico e económico”, conclui.
O “Pastores” é organizado pela Filarmónica Recreativa Cortense e pela Junta de Freguesia local com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã.