Ricardo Soares: “As equipas não mereciam uma arbitragem destas”

O Sporting da Covilhã caiu aos pés do Lusitânia de Lourosa na 2ª eliminatória da Taça de Portugal, ao ser batido por 4-2 já no tempo extra. Das 6 equipas da região, 4 seguem em frente para a 3ª eliminatória.

O jogo começou da pior maneira para os leões da serra, pois logo ao minuto 3, o Lusitânia chegava à vantagem por intermédio de Poulson. Cruzamento de Júlio Alves, Jaime falha a interceção dentro da grande área e Poulson só teve de empurrar. Antes do intervalo o único lance de perigo dos serranos chegou por Kukula que recuperou a bola ao guarda-redes Wilson, mas não soube dar-lhe o melhor seguimento, atirando ao poste.

Na segunda parte, o Covilhã ia procurando responder e chegar à igualdade enquanto que o Lourosa ia sabendo defender e mostrava-se perigoso no contra-ataque. Após várias tentativas o golo do Covilhã acabaria por surgir ao minuto 79, num lance fortuito, quando Daniel Martins cruzou e o central de Lourosa, Henrique, desviou para dentro da sua própria baliza. Já se pensava no prolongamento quando Kukula, isolado, ao minuto 95 atirou ao lado, desperdiçando uma oportunidade soberana para matar o jogo.

À semelhança dos 90 minutos, o prolongamento começava praticamente com os leões de Lourosa na frente. 4 minutos depois do começo, Zakpa cruzou chegado à baliza e Bruno Bolas deixa, num lance de fácil abordagem, a bola passar entre as pernas, devolvendo a vantagem aos homens da casa. Aos 107, num lance de contra-ataque, quando o Covilhã já se encontrava todo balanceado para a frente, Zakpa bisava no prolongamento e deixava os serranos fora da eliminatória. Mica ainda devolveu o sonho ao Sporting da Covilhã quando ao minuto 110 fez o golo da tarde e reduziu para 3-2. A estocada final seria dada por Hélder Castro aos 119 de grande penalidade cometida por Daniel Martins, por alegada mão na bola.

No fim da partida o treinador do Lourosa, Rui Quinta, considerou a vitória justa, realçou o espírito da sua equipa e salientou que o Covilhã mostrou porque é líder da segunda liga.

O treinador do Covilhã, Ricardo Soares, parabenizou o Lusitânia de Lourosa, apesar de considerar o resultado injusto, culpando a falta de eficácia. Ricardo Soares deixou ainda críticas à arbitragem.

Águias do Moradal, Benfica e Castelo Branco, Sertanense e Vitória de Sernache são as equipas da região que prosseguem para a próxima eliminatória. Sporting da Covilhã e Ginásio Figueirense ficam pelo caminho.