Semana Europeia da Mobilidade assinalada na Covilhã

A Covilhã adere este ano, pela primeira vez, à Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de setembro

​​​Trata-se da 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20.ª edição do Dia Europeu sem Carros. O tema central deste ano é “Caminhar e Pedalar em Segurança”.


No âmbito da celebração terão lugar diversas atividades, com destaque para caminhadas, passeios de bicicletas e a inauguração de locais para estacionamento de velocípedes, “uma lacuna que existia na cidade”, frisa Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal.

A Semana Europeia da Mobilidade pretende encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído, para além de consciencializar os cidadãos para os efeitos que a escolha de um modo de transporte terá na qualidade do ambiente.

O dia sem carros, a 22 de setembro, é um dos pontos altos da semana. A Covilhã também irá aderir à iniciativa, haverá “diversas artérias da cidade que ficarão vedadas à circulação automóvel”, explica o presidente da Câmara, deixando para mais tarde a sua divulgação em concreto, avisando, desde já, que todos as “situações estarão devidamente assinaladas”.