Festival de Teatro da Covilhã de 31 de outubro a 9 de novembro

9 companhias, 13 atuações e 10 dias de festival. São estas as novidades do Festival de Teatro da Covilhã, apresentado na passada sexta-feira, que vai ocupar o Teatro das Beiras de 31 de outubro a 9 de novembro.

As 10 peças que vão ser mostradas neste festival dividem-se em dois tipos de público diferentes, sendo 4 mais direcionadas para o público escolar, entre as quais 2 são para o 1º ciclo e as restantes para 3º ciclo e secundário, naquela que é uma tentativa de “atrair novos públicos” e “não deixar que as escolas abandonem o teatro”, refere Fernando Sena, diretor técnico e artístico do Teatro das Beiras.

Entre as 9 companhias, estão duas espanholas e estreantes no festival. Teatro del Norte, que abre o festival no dia 31 de outubro, com a peça “Pasajero de Las Sombras” de Etelvino Vasquez, pelas 21h30 e Proyecto Voltaire, que encerra o festival com “Musica de Mobiliario” de Antonio Campos, Rafa Campos e Rafael Rivera, no dia 9 de novembro.

As 4 peças direcionadas aos mais novos serão apresentadas de 4 a 7 de novembro, sendo elas “Um mundo mágico” de Teatro das Beiras, “Armstrong” de Teatro Extremo, “Florival – o pequeno pastor” de Urze Teatro, e “Auto da Índia” do Teatro Estúdio Fontenova. À exceção de “Armstrong”, que só terá uma sessão às 14h30, todas as restantes terão duas sessões, uma às 11h e outra às 14h30.

A produção do Teatro das Beiras, “Entremezes”, também terá destaque, no dia 8 de novembro às 21h30.

A primeira edição deste Festival realizou-se em 1980, quando só através deste, companhias profissionais de teatro vinham à Covilhã mostrar espetáculos “que só se podiam ver em Lisboa ou no Porto”.

Este ano, além dos bilhetes individuais, que vão ter o custo de 6€, vai ser possível adquirir um bilhete geral para os 6 espetáculos da noite pelo preço de 25€.