Atletismo em alta na Gala do Desporto AAUBI

O Atletismo, com 4 prémios, foi o grande vencedor da Gala de Desporto da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), que se realizou ontem no Auditório da Parada.

Filipe Fraqueiro, estudante de engenharia aeronáutica, que se sagrou campeão nacional universitário de estrada e vice-campeão nacional em 3000m ao ar livre, 1500m em pista coberta, e coletivo de estrada, venceu os galardões de melhor desportista masculino, melhor percurso desportivo e deu um grande contributo para que o atletismo vencesse o prémio de melhor modalidade individual. “Ninguém sabe o que é treinar, estudar e ao mesmo tempo ter grandes resultados a nível do desporto nacional”, referiu o atleta, num discurso que foi uniforme em todos os vencedores.

Para completar o leque de 4 prémios para o atletismo, contribui também Carolina Ribeiro, estudante de Biomédicas, que venceu o prémio de Atleta Revelação. A atleta sagrou-se vice-campeã nacional universitária de estafeta 4x200m femininos e conquistou o bronze nos 60m barreiras.

Em destaque nas modalidades coletivas esteve o basquetebol feminino que conquistou o 5º lugar nos CNUs. A modalidade venceu os galardões de melhor modalidade coletiva e Nuno Oliveira venceu o prémio de treinador do ano. “Quando entrei em 2004, como aluno, o desporto universitário não era visto como hoje, houve um crescimento acentuado”, referiu o treinador da equipa de basquetebol.

Depois do 6º lugar no campeonato europeu universitário de remo na categoria LW 2x, Ana João Ferreira, venceu o prémio de Atleta Feminina.

Afonso Gomes, presidente da AAUBI, referiu que é necessário “promover um momento de competição regular intercursos” de modo a promover a competitividade interna e aumentar o número de participantes.  “Fico triste quando algum treinador entra em contacto com a associação porque determinado docente não altera uma avaliação a um estudante” salientou ainda Afonso Gomes, em relação ao estatuto de estudante-atleta, que, recorde-se, foi publicado em Diário da República em abril deste ano, intervenção que mereceu os aplausos da plateia.

Em termos gerais, na época 2018/2019, a AAUBI conquistou 28 medalhas, sendo que foi a sétima instituição mais medalhada do país.