GNR realiza operação “Censos Sénior”

A Guarda Nacional Republicana vai identificar toda população idosa que vive sozinha ou isolada durante todo mês de outubro com uma nova edição da operação “Censos Sénior”.

“Os militares da GNR irão realizar um conjunto de ações de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, através de contactos pessoais e de atividades em sala, para que este público-alvo adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente, em situações de violência, de burla, furto em residência e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool” refere a Guarda em comunicado.

Os programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura” serão ainda divulgadas durante a operação. Estes visam a elaboração de um mapa de modo a tornar mais eficaz as ações de patrulhamento e de vigilância da GNR.

A primeira edição desta operação foi em 2011, sendo que os dados de 2018 sinalizariam 45 563 idosos na situação de isolamento ou vulnerabilidade.