Mais de 1500 caminharam pela prevenção do cancro da mama

Cerca de 1500 pessoas aceitaram o desafio do movimento “Vencer e Viver” da Covilhã para chamarem à atenção para a prevenção do cancro da mama através da caminhada “Pequenos Passos Grandes Gestos”.

A 10ª edição da iniciativa decorreu no sábado e “superou as expectativas” da organização local que vendeu mais de 1900 kits, que tinham um custo de 5 euros e cuja verba serve para apoiar os projetos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

A caminhada realiza-se em simultâneo em 7 cidades do centro e nas 9 edições anteriores “envolveram mais de 80 mil pessoas” e permitiram angariar 342 mil euros, verba suficiente para “comprar 2 mamógrafos de última geração para a prevenção do cancro”, ou para 2 anos de apoio material psico-oncológico e jurídico a doentes”, explicou Diana Gonçalves da delegação do Centro da LPCC.

O apoio financeiro é importante, frisa a responsável, mas reforça que a principal motivação “é sensibilizar para a prevenção precoce e para a importância do rastreio”. Avança que “10 anos de caminhadas já deram resultados”, mas há ainda “muitos tabus para combater”. Refere que é preciso passar a mensagem que “o cancro é curável”, quanto mais cedo for detetado, e mostrar “o rosto e a vida normal de quem sobreviveu”, é uma boa forma de o fazer.

Os números continuam a ser “assustadores”. Há 6 mil novos casos de cancro da mama por ano, o que mostra que é “preciso continuar neste caminho, alertando para a prevenção”, conclui Diana Gonçalves.

Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, esteve presente na iniciativa e apelou aos covilhanenses para integrarem “uma onda solidariedade e de afeto” para “ajudar nesta missão”.