Memorial ao escutismo inaugurado na Covilhã

No âmbito do quadragésimo aniversário da Fraternidade Nuno Alvares, FNA, foi inaugurado, no domingo, na Covilhã um monumento de homenagem aos escuteiros, de uma forma geral, e ao escutismo adulto em particular.

Instalado no jardim junto à Biblioteca Municipal da Covilhã, “numa zona visível da cidade”, salientou Francisco Farias, o monumento enche os dirigentes do escutismo adulto de “orgulho e alegria”, frisou. Espera que “mostre a quem não conhece o que é a FNA”, e que “quem ali passe, se sinta honrado com o que o memorial significa”.

Esta inauguração representou um dos momentos altos das comemorações dos 40 anos do escutismo de adultos da Fraternidade Nuno Alvares.

O seu responsável, Francisco Farias salientou ou diversos campos em que os escuteiros adultos intervêm na Covilhã, “desde a saúde à ação social passando pelas escolas e ambiente” destacou o responsável realçando que “tentam fazer sempre mais e melhor”

O responsável afirmou ainda que o agrupamento “não pretende trabalhar só”, alertando para a necessidade de estabelecer “parcerias” para as suas ações.

Regina Gouveia, vereadora da cultura e educação no município, destacou na sua intervenção a “relevância” do escutismo na “educação informal” das crianças e jovens afirmando que, “é cada vez mais importante essa ação” uma vez que as famílias “se demitiram do papel que deveriam ter”, também por “escassez de tempo”, frisou. Segundo explicou, tal facto “está a refletir-se nas escolas e jardins-de-infância”. Para a vereadora, face a este quadro, é cada vez de “maior relevância o papel da Fraternidade e do escutismo”.

A vereadora desafiou ainda os responsáveis pelos vários agrupamentos presentes na cerimónia a “associarem-se às iniciativas da autarquia para que possam também intervir”, criando “pontes que são essenciais”, disse.

Escutismo adulto em festa no último domingo na Covilhã.