Beira Serra: Em 25 anos captou 10 milhões de investimento

A Beira Serra captou para a região, nos últimos 25 anos, cerca de 10 milhões de euros. Número avançado pelo presidente da direção nas comemorações dos 25 anos, que decorreram no último sábado. Segundo Albino Santarém, mas de 45 mil pessoas beneficiaram ao longo dos anos, dos mais de “40 grandes projetos” desenvolvidos e das mais de 65 mil horas de formação, frisando que a associação criou empregos, infraestruturas para o desenvolvimento e contribuiu para a coesão do território da Cova da Beira.

Albino Santarém falava no jantar comemorativo da efeméride, em que a associação homenageou os 11 fundadores.

À nossa reportagem disse que o balanço destes 25 anos de atividade são “francamente positivos”, lamentando, no entanto, que “haja ainda dificuldades que surgem no caminho”, frisando que o trabalho desenvolvido teve “impacto na vida de muita gente”.

A Beira Serra destaca-se com projetos nas áreas “da luta contra a pobreza, igualdade de género e oportunidades, inserção escolar e profissional,” especificou o presidente, reforçando que “a missão é tornar o território mais atrativo”, tendo em vista o desenvolvimento “económico, social, cultural e ambiental da região, tal como definiram os seus fundadores”, disse.

Uma associação que ao longo dos anos se soube “adaptar às necessidades da sociedade” frisou ainda o presidente da direção. Recordou que “a intervenção inicial tinha a ver com questões do desenvolvimento rural e animação comunitária”. Hoje tem intervenções diferentes, pois são “diferentes os problemas que a comunidade enfrenta”, elencando a inserção social como uma das áreas em que a associação tem intervenção.

Em nome dos sócios fundadores usou da palavra José Pinto, antigo presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, onde a associação tem a sua sede, e um dos “mentores da sua criação”. No seu discurso o fundador afirmou que “a Beira Serra foi uma lufada de ar fresco que surgiu em 1994” e que deve o seu êxito “ao empenho dos sócios ao longo dos anos, mas também ao dos técnicos credenciados da Associação”.

O jantar comemorativo juntou várias dezenas de entidades parceiras, entre elas as câmaras municipais da Covilhã, Belmonte e Fundão, bem como diversas freguesias dos três concelhos.