Cerimónia do Juramento de Hipócrates na FCS-UBI

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) recebe, no dia 22 de novembro, e pelo segundo ano consecutivo, a Cerimónia do Juramento de Hipócrates. A sessão vai ter lugar no Grande Auditório, às 15h00, e assume uma forte carga simbólica para os diplomados em Medicina por assinalar o início da profissão de médico.

Os participantes recebem a cédula profissional e fazem juramento sobre um texto onde se comprometem a respeitar a autonomia e a dignidade do doente e a guardar o máximo de respeito pela vida humana, entre outras considerações importantes para o exercício da profissão. Desta forma, ficam aptos a exercer a profissão de médico reconhecido pela sociedade, enquanto detentor das autorizações e obrigações associadas à função.

Esta é a segunda vez que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) organiza a sessão na Covilhã, em parceria com a FCS-UBI, no âmbito de uma estratégia de descentralização da cerimónia. Na região Centro, até 2017, o evento apenas se realizava em Coimbra.

A sessão é aberta a todos os diplomados do país. Além dos responsáveis da UBI e Faculdade de Ciências da Saúde (como o presidente Miguel Castelo-Branco), entre outras entidades, marcará presença Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem do Médicos.