Amianto é “preocupação” na Covilhã

A presença de amianto nas escolas do concelho é uma preocupação, disseram, na reunião pública do executivo, o vereador Adolfo Mesquita Nunes, do CDS, e a vereadora com o pelouro da educação Regina Gouveia.

Mesquita Nunes considera que “há um atraso a nível nacional”, para resolver esta problemática e, por isso, “pediu um ponto de situação” à maioria no executivo, questionando “quando e como irão decorrer as obras para resolver esta situação”.

Regina Gouveia recordou que o município fez “o levantamento de todas as escolas com esta substancia” e que o relatório foi enviado para a Direção Geral da Educação. Depois disso, vincou a autarca, “foi solicitada informação” junto da tutela “para as necessárias intervenções”, mostrando “preocupação sobre esta matéria”.

A Vereadora esclareceu ainda que “no Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve já se iniciaram trabalhos para a remoção, nos locais “onde havia visível degradação” e por isso “riscos”. Uma intervenção que segundo informou “já estava programada para esta altura”.

Em relação aos restantes edifícios “nomeadamente as coberturas que ainda restam na Escola Pêro da Covilhã” aguardam o agendamento da tutela, informou a autarca.

A Vereadora esclareceu ainda que “estas são obras da responsabilidade do Ministério, cuja resolução a autarquia tem solicitado”. Avança que serão calendarizadas pela tutela e frisa que “estão a fazer constante pressão para a resolução do problema”.