Domingo há reflorestação na Mata Nacional da Covilhã

Domingo é a nova data a realização da ação de florestação “criar raízes” que pretende plantar naquele local 5 mil árvores, em 5 anos.

A ação irá decorrer nas zonas atingidas pelos incêndios de 2017, com o objectivo de reabilitar e “reconvertê-las num bosque de espécies autóctones”. Este trabalho já foi iniciado e é coordenado pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, “mas é necessário que a sociedade civil contribua, pois a tarefa é árdua, morosa, exige muitos recursos humanos e apenas pode ser feita num curto espaço de tempo”, alerta a organização desta ação.

Cientes que esta é a “época ideal de plantação uma vez que a chuva das últimas semanas torna o solo mais fácil de cavar e disponibiliza a água necessária para as jovens árvores crescerem durante o inverno”, apela-se à participação de todos nesta missão de voluntariado mensal.

Recorde-se que para esta ação a Clínica Veterinária da Covilhã vai adquirir as 1000 árvores aos Serviços Florestais do ICNF e no fim dos trabalhos oferece um almoço convívio, com alternativa vegana (a especificar), pelo que é necessária inscrição através do email clinicaveterinariadacovilha@gmail.com ou telefone 275 325 755.

O ponto de encontro para a ação é o Largo Rosa Negra às 10:00, a organização é da Clínica Veterinária da Covilhã, Guardiões da Serra da Estrela e Grupo IMB Natura Hotels e tem como pareiros o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza, MAPA – Movimento Académico de Proteção Ambiental, MedUBI e Tuna-MUs – Tuna Médica da Universidade da Beira Interior.