A Casa do Pessoal do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã espera conseguir, da Missão Continente, o apoio necessário à criação de um ginásio ao ar livre, com que pretende incentivar a prática desportiva dos alunos.
A proposta “A brincar crescemos com saúde” tem como objetivo criar, numa zona específica da escola Pêro da Covilhã, um ginásio que permita aos jovens alunos “ver a hora de recreio como uma boa altura para a prática desportiva”, explicou à nossa reportagem Paulo Quelhas, presidente da instituição, especificando que haverá equipamentos dedicados, por exemplo, ao ski e ioga passando pelo futebol entre muitas outras modalidades.
O projeto prevê o arranjo urbanístico de parte do recreio da escola sede, com a instalação, também, de mesas de pingue-pongue e xadrez, “jogos também muito úteis para os miúdos”, frisa o responsável. O espaço terá ainda outras atividades que são fruto de parcerias que a Casa do Pessoal estabeleceu com parceiros externos.
O projeto está orçado em cerca de 15 mil euros e “só irá avançar se se conseguir o apoio” diz Paulo Quelhas, uma vez que a associação “sobrevive apenas com uma pequena cotização dos sócios”.
Paulo Quelhas está convicto que, mesmo que não reúna os votos suficientes, “a qualidade e inovação levarão o júri a selecioná-lo”,
Dizer que a Escola Pêro da Covilhã tem cerca de 500 alunos, do 4º ao 6º ano do ensino básico.
Esta é a segunda vez que a Casa do Pessoal concorre ao apoio da Missão Continente. Tem na escola implementado um projeto para promoção da alimentação saudável que nasceu desta forma.
A Casa do Pessoal tem também a funcionar um espaço social, na escola S. Silvestre, onde angaria roupas e material escolar para distribuir pelos alunos carenciados do agrupamento.
