Cortes do Meio: Aniversário evoca “o orgulho de ser cortense”

Ao longo do fim-de-semana, a freguesia de Cortes do Meio assinala os seus 161 anos, com uma série de iniciativas que têm como denominador comum o “querer juntar a comunidade”, afirma o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Viegas.

As comemorações arrancam no sábado com um Café Concerto especial, a realizar na Filarmónica Cortense, às 22 horas. No domingo, pelas 09:00, tem lugar a caminhada “Rota das Pontes”, para “mostrar a freguesia capital das piscinas naturais a quem nos visita”, salienta Jorge Viegas, acrescentando que servirá também para “se ver a reconstrução das pontes e pontões que foi realizada pela freguesia e município”, vincou o autarca.

Para as 15:00 está agendado um concerto pelo coro Gospel de Ponte de Sor, seguido do jantar convívio, momento que “servirá para união da comunidade”, vinca o presidente.

Jorge Viegas frisa mesmo que “não faz sentido celebrar se não for junto da comunidade”, vincando que “este é o momento de reconhecer e agradecer aos que escolheram a freguesia para viver, aos que são de cá e aos que aqui fazem o seu dia-a-dia”. Razões para “convidar toda a gente a celebrar o orgulho de ser cortense”, refere.

De resto, o autarca afirma que na freguesia há também razões para celebrar “o ano positivo” que a freguesia viveu. Recorda que em 2019 foi “desbloqueado o alargamento do cemitério”, foi “remodelado o parque infantil” e foi aprovada a Rota da Broa, “que vai permitir em breve avançar com a remodelação do forno comunitário e moinhos”, explicou Jorge Viegas.

Os projetos para a freguesia “não estão esgotados”, disse ainda, à Rádio Covilhã, o autarca, garantindo que “estão já a avançar com a remodelação do parque infantil da Bouça” e vincando que ao longo do ano “têm a pretensão de avançar noutras frentes”, perspetivando um ano de muito trabalho.