Próximo jogo de sucesso mundial pode ser criado na UBI

O maior evento de jogos digitais a nível mundial começa amanhã e, na UBI, há alunos que vão criar jogos em 48 horas, o principal objetivo do Global Game Jam.

Para Farley Millano, responsável pela organização do evento na universidade, o desafio “vai além dessa criação”, disse à Rádio Covilhã. “É interessante desafiar alunos, não só os que frequentam o mestrado em jogos digitais, a criarem equipas multidisciplinares que incluam temas como gestão, programação, música, e ver como é que trabalham estas sinergias em conjunto”, especificou.

O objetivo final é mesmo a criação do jogo, e “o grande objetivo é que tenha sucesso”, frisa o professor. Explica que “na Comunidade Indie”, que produz jogos independentes a nível mundial, “com milhões de utilizadores e que movimenta milhões de dólares, muitos dos exemplos começaram em eventos desta natureza”, sendo legítimo pensar que “o próximo grande sucesso pode partir daqui”.

Para além da questão prática da criação, Farley Millano salienta ainda que, receber eventos desta grandeza, significa “colocar a UBI, a Covilhã e a região no mapa”, abrindo desta forma a porta a “projetos interessantes”, que podem colocar a região “líder no campo tecnológico”, com projetos “inovadores de classe mundial”.

O Global Game Jam vai decorrer na UBI, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em simultâneo com mais de 95 países, e tem organização do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior (UBI).