Vento forte provoca cerca de 30 ocorrências e Aviso Amarelo mantém-se

O vento forte que se tem feito sentir na região nos últimos dias tem causado estragos por todo o concelho, maioritariamente queda de árvores, principalmente nas freguesias da zona sul do concelho da Covilhã, provocando cerca de 30 ocorrências.

Durante o dia de domingo, na Erada a queda de várias árvores provocou um corte de energia na freguesia, e destruiu parte do Bar do Recinto de Nossa Senhora dos Milagres. No Paul, caíram diversas árvores e provocaram o fecho de escolas e empresas durante o dia de ontem. Algumas freguesias estiveram quase 24 horas sem energia elétrica, situação que “já foi reposta”, disse à RCC o vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, que considera que “a situação não é dramática por aí além”.

O corte de energia nas freguesias entre Cortes do Meio e o Couto Mineiro foi mesmo a “situação mais grave”, pois houve inúmeras queixas por parte das unidades hoteleiras, restaurantes e individuais devido às arcas congeladores onde tinham alimentos armazenados.

Serra dos Reis descreve que já deixou “um apelo aos serviços da distribuidora de energia” para que se “acautele estas situações e minimize os riscos e os prejuízos destas situações”.

Ainda há zonas a serem alimentadas por geradores, mas o vereador ressalva que “a proteção civil está a trabalhar” para que a normalidade seja reposta entre o dia de hoje e de amanhã.

A região continua em aviso amarelo face ao mau tempo, situação que deve abrandar durante a tarde de hoje.

FOTO: Paróquia de São Pedro – Erada