Câmara da Covilhã quer “Palacete Jardim” protegido

Salvaguardar a história e identidade da cidade, é o objetivo da autarquia ao promover a classificação de monumentos de interesse público. Esta sexta-feira, na reunião do executivo, foi aprovado, por unanimidade, o início do processo de classificação do edifício conhecido como “Palacete Jardim”, precisamente com o objetivo da sua “preservação e defesa”, disse Vítor Pereira.

Para o autarca “é fundamental salvaguardar a traça original do edifício”, o que será conseguido com esta classificação, cujas regras obrigam “à sua manutenção, não permitindo construções que o descaracterizem”, especificou o edil.

O processo será agora remetido à Direção Regional de Cultura do Centro que irá “dar sequência ao processo”. Vítor Pereira garantiu aos jornalistas, que aquele organismo “aplaude” esta iniciativa.

O presidente da Câmara da Covilhã, lamenta “não haver dinheiro para o adquirir”, pois é “património que gostava de ver no domínio municipal”, especificando que “era ótimo para museu ou até mesmo centro de interpretação da nossa história, cultura ou economia”, concluindo que “é um espaço fantástico”.