Museu dos Lanifícios desafia trabalhadores dos lanifícios a desenhar memórias

O Museu dos Lanifícios vai desafiar os antigos trabalhadores da indústria dos lanifícios a “desenharem as suas memórias do trabalho nas fábricas”, no âmbito da exposição “Desenhos da Vida” que vai ser inaugurada no dia 21 de fevereiro ficando patente até dia 19 de abril.

Promovida pela Luz Linar, a exposição vai ser acompanhada por um projeto de recolha de memórias em que o objetivo “é constituir um grupo de trabalhadores da indústria dos lanifícios” que desenhem as suas “memórias” do trabalho nas fábricas, explica Rita Salvado, diretora do Museu dos Lanifícios, à RCC.

Para participarem, os interessados devem contactar o museu. “Não têm que ter talento no desenho, mas sim gosto em avivar a memória”, salvaguarda Rita Salvado.  

Os desenhos resultantes deste projeto na Covilhã, serão depois expostos na exposição seguinte de “Desenhos da Vida”, que ainda tem data e local a definir. Na exposição, os visitantes vão poder ver os projetos de “desenho de memórias” que decorreram em Vila Franca das Naves, em 2008, e em Caria, 2017.