Abel Gomes é candidato a Reitor da UBI para “liderar a mudança”

Abel Gomes, docente do departamento de Informática e Investigador do Instituto de Telecomunicações da UBI, assume a “candidatura à liderança” da instituição, no site oficial, com o projeto “a nossa UBI 2030”, e com o lema “Para liderar a mudança”.

Segundo o seu depoimento, a candidatura “tem a visão de promover uma mudança de paradigma”, considerando-a uma “questão de sobrevivência”. Afirma que “a UBI não pode continuar no rumo em que está” e assume que a sua equipa “tem a experiência, a capacidade e a ousadia de promover e liderar esta mudança essencial”.

Para o docente a universidade “precisa de fazer alinhamentos nos eixos estratégicos de ensino, investigação e inovação” bem como de “recuperar a confiança de todos aqueles que nela trabalham e estudam, através de sentido de justiça, razoabilidade e reconhecimento do mérito”.

Apresenta um “plano estratégico para a década 20/30 com intuito de caminhar a passos largos da atual Universidade 4.0 para a Universidade 5.0” e com a ambição de criar uma “cultura dinâmica e inovadora” que se “baseie na organização, no respeito e na competitividade positiva, de raiz humanista e integradora”, vinca ainda no site oficial.

A candidatura apresenta-se on-line e aí define os principais eixos em se deve apostar na próxima década e os pilares em que deve assentar essa aposta. No site são também dados a conhecer os signatários da candidatura.