Faleceu Madalena de Sá Pessoa, a precursora do ensino de piano na Covilhã

Faleceu este sábado, aos 99 anos, a pianista Madalena de Sá Pessoa, que durante cerca de 20 anos lecionou piano a particulares na Covilhã, entre os anos de 1940 e 1960.

Iniciou os seus estudos de música aos 8 anos de idade. Frequentou o Conservatório de Lisboa, onde terminou o Curso Superior de Piano, orientado pelo Professor Jaime Silva, com a nota final de 19 valores.

Aos 21 anos veio para a Covilhã onde começou a dar aulas de piano a particulares. Aos 23 anos casou com o industrial de lanifícios, António de Sá Pessoa, com quem teve 7 filhos. Aos 40 anos ficou viúva, deixou a Covilhã e instalou-se com os seus 7 filhos em Carcavelos.

Dedicou a sua vida ao ensino em várias escolas de música e, paralelamente, dedicou-se à especialidade de acompanhamento pianístico, tendo colaborado com a Professora Pilar Torres Quinhones Levy, com quem fez várias digressões pelo país. Durante vários anos fez o acompanhamento pianístico do Coro da Academia dos Amadores de Música, sob a orientação do maestro Fernando Lopes-Graça e mais tarde o com o maestro José Robert.