Unhais: 100 mil euros para reabilitar moinhos, forno e trilhos até à Torre

Reabilitar moinhos e o forno comunitário e em simultâneo criar rotas pedestres na Serra da Estrela são os aspetos fundamentais da criação da “Rota do Pão e da Serra” pela Junta de Freguesia de Unhais da Serra, explicou o presidente da Junta, mostrando-se convicto que, “muito em breve”, o Turismo de Portugal “irá aprovar a candidatura” no valor global de 100 mil euros.

O autarca especifica que se pretende “reabilitar os dois moinhos existentes na Prainha” e fazer percursos que irão incluir o forno comunitário que existe no bairro Terras da Senhora. Um projeto “integrado” para “dinamizar toda a freguesia”, referiu.

José Guerreiro explica que pretende “colocar os moinhos em funcionamento, para moer milho ou centeio”, frisando que desta forma “pode também dinamizar-se um dos doces típicos da freguesia, as Cavacas”, aproveitando a farinha de milho e do forno comunitário.

Para o presidente da Junta de Unhais da Serra, a futura rota é mais uma oferta para “os muitos turistas, de várias nacionalidades”, que visitam Unhais por via da unidade hoteleira ali instalada. Trata-se de identificar trilhos, alguns deles de ligação à Torre e que eram utilizados pelos pastores. São rotas “que os naturais conhecem, mas que têm de ser devidamente sinalizadas para que possam ser utilizadas em segurança”, explicou à RCC.

A candidatura feita ao abrigo do programa PDR2020, “está em vias de aprovação”, vinca o presidente e prevê a comparticipação de 80% da verba total. Para a componente própria, cerca de 20 mil euros, José Guerreiro “espera a ajuda da Câmara Municipal da Covilhã”.