Eutanásia: Saiba como votaram os deputados da região

Decorreram esta tarde na Assembleia da República as votações, na generalidade, dos projeto de lei relativos à despenalização da Eutanásia. Os diplomas colocados a votação foram apresentados pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Pessoas-Animais-Natureza, Partido Ecologista “Os Verdes” e Iniciativa Liberal.

Os 7 deputados oriundos da Beira Interior, pertencentes aos grupos parlamentares de PS e PSD, usufruíram de “liberdade de voto” na votação. Deste facto resultou que, apesar dos deputados socialistas terem maioritariamente votado pela aprovação e da maioria dos deputados sociais-democratas terem-se mostrado contra os projetos, tenha havido várias excepções em cada uma das bancadas.

Chamados, por ordem alfabética, a expressar o seu sentido de voto, os deputados no parlamento eleitos pela região votaram da seguinte forma:

Carlos Peixoto (PSD):
Votou contra todos os projetos de lei apresentados.

Cláudia André (PSD):
Votou contra todos os projetos de lei apresentados.

Cristina Sousa (PS):
Votou contra todos os projetos de lei apresentados.

Hortense Martins (PS):
Votou a favor dos projetos de lei do PS, BE e PAN. Nos restantes projetos optou pela abstenção.

Joana Bento (PS):
Votou a favor de todos os projetos de lei apresentados.

Nuno Fazenda (PS):
Optou pela abstenção em todos os projetos de lei apresentados.

Santinho Pacheco (PS):
Votou a favor de todos os projetos de lei apresentados.

Todos os 5 diplomas apresentados foram aprovados pela maioria do parlamento, tendo sido o diploma apresentado pelo Partido Socialista aquele que reuniu maior consenso (127 votos a favor, 86 contra e 10 abstenções). O próximo passo será a discussão, na especialidade, de todos os projetos de lei aprovados na generalidade, tendo em vista a concretização de uma lei reguladora da morte medicamente assistida em Portugal.