Prisão preventiva por tentativa de homicídio no caso de Caria

A Polícia Judiciária da Guarda, com a colaboração da GNR de Caria, identificou e deteve o autor dos disparos na última quarta-feira em Caria. É acusado de “um crime de homicídio na forma tentada, um crime de roubo e outro de detenção de arma proibida”, anunciou a PJ em comunicado.

Segundo o documento trata-se de um “homem, de 36 anos, desempregado, já com antecedentes criminais por crimes violentos, inclusive de homicídio na forma tentada, e com ligações ao tráfico e consumo de estupefacientes”, explica a PJ adiantando que “foi, presente às competentes autoridades judiciárias, judicialmente interrogado e sujeito à medida de coação de prisão preventiva”.

O roubo e a tentativa de homicídio tiveram como vítima “um cidadão de nacionalidade estrangeira, que se deslocava apeado para o trabalho, que vinha desenvolvendo, como carpinteiro, na linha férrea da Beira Baixa”, especifica a PJ, acrescentando que “o agora detido ameaçou-o com uma pistola de calibre 6.35 mm, que acabou por disparar, perante a resistência da vítima, atingindo-a na zona das costas, junto à região pulmonar”.

Após diligências desenvolvidas pela PJ “ e não obstante a negação inicial dos factos por parte do suspeito”, vinca o comunicado, “foi possível reunir sólidos elementos de prova acerca da responsabilidade criminosa, assim como recuperar a arma de fogo utilizada na prática dos crimes e a quase totalidade dos pertences roubados à vítima”, explica ainda a policia Judiciária.

Ainda segundo o documento e “apesar da gravidade dos factos, a vítima, que permanece com o projétil alojado junto ao pedículo de D7 e o 7.º arco costal, encontra-se estável e estará livre de perigo para a vida”.