CDU denuncia “graves problemas” em JI dos Penedos Altos e “escola Central”

Em comunicado, os eleitos da CDU na Freguesia da Covilhã e Canhoso, acusam a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de não resolverem “problemas graves no jardim-de-infância dos Penedos Altos e na Escola Básica de S. Silvestre (Escola Central)”.

Segundo o documento no Jardim de Infância dos Penedos Altos, faltam produtos de limpeza básicos e essenciais como tolhas de papel e papel higiénico, o que a CDU considera “inaceitável e injustificada”, vincando que acontece porque “a verba atribuída para o efeito pela Junta de Freguesia se esgotou” e a Junta “se recusou a reforçar apesar de ser sua competência”, lê-se no comunicado.

A CDU acrescenta ainda que pelo facto de o telemóvel da instituição não ter saldo, “as educadoras usam o seu próprio” e compram toalhas de papel”, para além de que o Jardim de Infância se viu na “contingência de ter de solicitar aos pais uma contribuição para colmatar e atenuar os problemas”.

Já no que diz respeito à Escola Básica de S. Silvestre, os problemas “decorrem de obras que foram realizadas e que apresentam deficiências que importa rapidamente corrigir (escoamento de águas, isolamentos), e de muitos outros, alguns deles com vários anos, como as más condições das instalações sanitárias, a falta de sombreamento no espaço de recreio e a crescente degradação do piso”. Como “exemplo de desleixo”, a CDU aponta a “ausência de regulação do temporizador da caldeira de aquecimento do refeitório, o que impede o seu funcionamento”.

A CDU Covilhã e Canhoso conclui que são “consequências da municipalização da Educação que esta Câmara abraçou alegremente”.