91 pessoas impedidas de entrar nas fronteiras de Vilar Formoso e Termas de Monfortinho

Nos primeiros 10 dias de controlo das fronteiras terrestres em Portugal, o SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a GNR, impediram de entrar pela fronteira de Vilar Formoso 84 pessoas e pela de Termas de Monfortinho 7, anunciou o Ministério da Administração Interna em comunicado.

Segundo o documento, nas duas fronteiras da região foram fiscalizados um total de 13 438 cidadãos, sendo que em Vilar Formoso foram fiscalizados 11 417 e em Termas de Monfortinho 2021. A nível nacional, nos 9 pontos de passagem autorizados (PPA), foram fiscalizados 87 823 cidadãos e impedidos de entrar em território nacional 853.

O objetivo deste controlo é, designadamente, vedar as deslocações de cidadãos em turismo/lazer entre Portugal e Espanha.

A GNR, por sua vez, fiscalizou 57.382 viaturas no âmbito desta operação. Nos pontos de passagem não autorizados foram reencaminhadas 207 viaturas e 531 cidadãos para os autorizados, que, recorde-se, são 9 em todo o país.

Importa relembrar que está vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.

Está também salvaguardado o direito de entrada dos cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respetivos países; a circulação do pessoal diplomático, das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; a circulação, a título excecional e para efeitos de reunião familiar, de cônjuges ou equiparados e familiares até ao 1º grau na linha reta; o acesso a unidades de saúde, nos termos de acordos bilaterais relativos à prestação de cuidados de saúde e o direito de saída dos cidadãos residentes noutro país.