Os diversos bancos e o CTT estão a implementar medidas no atendimento ao público e a pedir que os seus clientes que utilizem os meios disponíveis de atendimento à distância de modo a controlar a propagação do novo coronavírus.
No que toca aos CTT, as lojas vão implementar o atendimento à porta fechada, isto é “apenas poderão permanecer na Loja os clientes que estão a ser atendidos. Será também colocada uma fita colorida sinalizadora no chão de forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o cliente. A fila de espera será efetuada à porta da Loja, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado”. As lojas também terão uma redução de horário, sendo que todas vão encerrar entre as 12h30 e as 14h30 para limpeza.
Em relação aos bancos, estes estão a remeter os seus clientes para o Homebanking, através das suas aplicações. Bancos como o Santander e o BPI enviaram mensagens aos seus clientes a pedir a preferência pelos meios digitais, evitando deslocações aos balcões. O Montepio pede também aos seus clientes que utilizem o email e a linha de apoio ao cliente como meios de atendimento preferenciais, bem como a Caixa Geral de Depósitos, que recomenda ainda a utilização da sua aplicação para executar pagamentos, evitando o uso de dinheiro. A Caixa de Crédito Agrícola pede também que os seus clientes utilizem os meios à distância.
