A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) criou uma linha de atendimento telefónico gratuito para prestar aconselhamento especializado às pessoas com diabetes, evitar deslocações desnecessárias e reduzir a possibilidade de contágio no período em que durar pandemia de COVID-19, reforçando assim a comunicação com este grupo de risco, anunciou a instituição em comunicado.
José Manuel Boavida, presidente da APDP, explica que esta “é uma atitude preventiva, pois evitará deslocações desnecessárias, inclusive às urgências, e dará resposta às necessidades de uma população de elevado risco, que necessita de manter um bom controlo e não pode ser abandonada nas suas casas”, explica.
O responsável vinca que a linha será “especialmente” dedicada a pessoas “com mais de 60 anos e com diabetes que devem manter uma quarentena rigorosa, não se deixando infetar e evitando todas as hipóteses de contágio” e que têm que ver as “suas dúvidas esclarecidas, nomeadamente sobre os ajustes da própria terapêutica e de um encaminhamento eventual para uma consulta de urgência ou outro tipo de apoio por parte de equipas de saúde”, conclui José Manuel Boavida.
Serão quatro os enfermeiros especializados que estarão disponíveis, prevendo-se a mobilização de mais profissionais ao longo das próximas semanas.
O número de telefone é o 21 381 61 61 e, numa primeira fase, estará disponível das 8h00 às 20h00, incluindo fins-de-semana.